Quando nascem os pais


O parto


A internação ocorreu 12 horas antes, a operação seria ao meio-dia de 29.11.2013. 
Coração na boca, era minha sensação. Sentimentos encontrados... Um vivo e um natimorto. Agridoce na boca, metal na língua... Mas na noite anterior, Katy e eu meditamos sobre a alegria de Zoe, uma menina que viria ao mundo, direto para nossas vidas, e porque estar tristes? Doía, mas a alegria é maior. 

A equipe médica, guiada pelo doutor José Negrón, foi incrivelmente sincronizada e profissional, ajudando, de forma silenciosa com nossos psicológicos. Quando, na sala de parto, vi a Zoe surgir ao som de The Beatles, o mundo se deteve. Houve um silêncio porque o choro era agonizante pela espera. E chorou. Gravei um pouco porque tudo era muito intenso, eu queria acompanhar tudo. O mundo se fez lágrimas... Mas por pouco tempo, é muita informação para mim, pois há máquinas, pediatras, médicos, anestesistas e um outro médico que indicava ao ouvido de Katy o que ocorreria com ela, um passo a passo. Ainda viria Mateo, que saiu dentro de sua bolsa. Não Havia tempo para tristeza, uma médica me tirou da sala para acompanhar a Zoe até a sala de neonatal. Fecharam a porta e disseram que tudo estava sob controle. Controle? Sua esposa com um talho na barriga, sua filha prematura e um natimorto e me pedem calma? E me tranquilizei... Não sei de onde... Depois de uma hora vi a Zoe na sala de neonatal, perfeita, ritmo cardíaco normal e sema necessidade de aparelhos. Fotos e vídeo. Fui ver a Katy na Unidade de Recuperação. Estava "bem", diria conscientemente bem. Mostrei o vídeo que havia feito de Zoe, e sua pressão baixou a 11/8. Estava em 16/7. Ficou feliz e saí para minha terceira missão: Mateo. Aproveitando que viria o técnico das células-mãe a buscar a coleta, perguntei sobre meu filho. Ele foi levado ao necrotério da clínica, onde Katy e eu o veríamos pela últimas vez dias depois, em uma capela da mesma clínica. 

Em torno de duas horas e meia, algo como as 15h, Katy voltou ao quarto, e feliz. Eu também, todos nós. O teste de Apgar de Zoe indicou 9.9! Melhor impossível. Minha mon tout veio ao quarto pela noite, 21h30. Linda, com um cheirinho de banho tomado, aroma a água mineral...Um anjo... 

Amigos, presentes, comida, remédios... Uma maratona linda.

Meus trabalhos seguiam... Nosso pequeno guerreiro sairia conosco no dia da alta, 01.11. Um dia horrível pela memória, foi Dia dos Finados no Perú. Talvez haja sido uma data, cruel, mas simbólica para a folha da vida. E da morte. Mateo foi cremado neste dia, pela tarde. Eu fui apenas com 3 amigos queridos, cunhado e meus sogros. Katy em casa com Zoe e uma amiga. 


Primeira noite

Todos descrevem como algo a beira de uma sessão de exorcismo, mas ainda que batêssemos cabeça, a segunda troca foi tranquila, a terceira também. Nossa receita? A mesma da clínica, como Katy não tinha muito leite, complementaram com a adição de complementos, a famosa "fórmula", Zoe mamava as gotas que saíam e depois fórmula. Estou encargado de fazer a mamadeira, medida de 30 ml. 


A segunda noite

Com mais prática...


E seguimos contemplando sua beleza, enchendo a memória SD e fortificando o amor que temos entre nós.



Muito obrigado por todas as mensagens que hajam deixado. Vocês são uma luz divina para mim. Que suas vidas sejam regadas de paz e mais amor ainda.



Quando eu fui a casa buscar o carro para sair da clínica, eu queria ouvir uma música que representasse meus filhos... E ao chegar a porta do estacionamento da clínica, toca "Ready to go Home", do Morten Harket, ex-vocalista do A-ha. Era um ode para meus filhos, cada um em uma direção, mas num mesmo sentimento.

Da metade para cima, eu, da metade para baixo, Katy. Um anjo.





























Trilha
Sampa - Caetano Veloso
Cariño Bonito - Zambo Cavero
New Order - Crystal
Tunnel of Love - Dire Straits



21 comentários:

  1. Emocionante o seu relato, Jorge. Suas palavras transbordaram de amor por Katy, Zoe e Mateo. Muitas felicidades para todos vocês, e muita luz para o seu pequeno guerreiro que, lá das esferas espirituais, certamente estará sempre emanando muito amor para toda a família.

    ResponderExcluir
  2. Ownn, tão emocionante o que você escreveu sobre tudo! Desejo muitas bençãos para sua família!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua princesa, que Deus abençõe com muita saúde, e encha sua casa de alegria.

    ResponderExcluir
  4. Como as meninas assim disseram, muito emocionante seu relato!
    Que máximo! E Zoe é muito linda mesmo!! Um anjinho!
    Muitas felicidades para a família! Muitas! :DD

    ResponderExcluir
  5. Que linda a Zoe!
    Que relato lindo!!!
    Deus os abençoe!!!

    ResponderExcluir
  6. Lindo e emocionante seu relato!!!
    Que Mateo mande muita luz a vocês, muita saúde a essa princesa Zoe, ela é linda parabéns!!!! Boa recuperação a Katy!!
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Que katy continue amamentando, vai que desce mais leite por aí!

    ResponderExcluir
  8. Jorge, fiquei emocionada de verdade lendo seu relato sobre a chegada da Zoe e a partida do Mateo.
    Zoe é muito linda!!!
    Continue nos contando sobre seus dias como papai!!!
    bjo
    Lilian (apequena)

    ResponderExcluir
  9. Amigo Jorge nossa que relato emocionante, que Deus lhe dê muita sabedoria para seguir em frente e aproveitar o presente que ele lhe deu.

    Seu anjinho chamado Zoe é uma bonequinha linda.
    Excelente semana para vcs .

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu visitei diferentes sensações a cada frase descrita!!! Muita emoção...parabéns por tudo!! Pela chegada da Zoe, pela familia que se formou, pela coragem de enfrentar tudo tão são, por ser apoio, pai, marido e cuidador. Bem-vindo ao time!!! A montanha-russa está só começando...

    ResponderExcluir
  11. Zoe é muita Linda, querido, parabéns! Muita luz a toda família, e tenha certeza de que Mateo cumpriu a sua breve missão e estará sendo olhando por vcs!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Jorge, você é o papai de uma menininha muito linda! Linda demais! Parabéns! Muita saúde e luz pra vocês!
    Todos mundo me fala que a primeira semana é horrível demais, mas acho que pra você a primeira noite não foi tão mal porque vocês esperavam algo terrível, e no fim por mais que tenha sido difícil, a expectativa ainda era pior.
    Beijos!
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Sim, eu acredito que para cada dia de tristeza e dor que nós passamos - e precisamos passar por eles - alguém lá no alto já deixou reservado o dobro de dias de felicidade e festa. A serenidade do rostinho da pequena Zoe passam tanta paz que é impossível a gente não fazer barulhinhos bobos de felicidade. É só o começo dos melhores dias das vidas de vocês amigo.
    Bj grande na Katy e na Zoe

    ResponderExcluir
  14. Jorge,
    O seu relato foi tão tocante! Emocionei...
    Desejo muita paz e saúde pra vcs!

    Zoe é linda, já disse?!
    Pois é, muito!

    ;)

    ResponderExcluir
  15. Nossa Jorge! Quanta emoção em um momento tão especial da vida de vocês, hein? Pelo visto, vc se saiu bem nesta "maratona" rsrsrs
    Que maravilha que tudo deu certo, agora é curtir muito a Zoe, muito linda!
    Felicidades a vocês!

    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Jorge,

    fiquei muito emocionada com seu relato. Zoe é linda, muitas felicidades para vocês.

    Beijos
    Carina e Maria Carolina

    ResponderExcluir
  17. Ah, quanto amor num só texto. Emocionada pela segunda vez (a primeira foi com o seu comentário no meu blog).
    A Zoe é uma lindeza!!! <3 Desejo muito leitinho pra Katy.
    Muitas felicidades (mais ainda) pra vcs!

    ResponderExcluir
  18. Que narizinho arrebitado lindo! Parabéns, mais uma vez! Felicidades para a família, e força para a adaptação inicial em casa (que não é mole, não). Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Incrível a maneira como você consegue descrever seus sentimentos...
    Zoe é linda mesmo!!! Que ela traga muitas e muitas alegrias a vocês! Parabéns!!! E não deixem de nos manter informados sobre essa nova fase.
    Bjsss a vc, Katy e Zoe
    Chris dos mosqueteiros

    ResponderExcluir
  20. Jorge,

    tô ha um tempo afastada do mundo dos blog e hoje ao retornar resolvi dar uma 'passeada' e vim direto aqui. Comecei a ler uma postagem e depois outra e mais outra... E o que encontrei foi muita doçura, carinho em cada palavra, felicidade que se resume a uma única coisa: AMOR!

    O amor que faz de vcs pra sempre 4 apesar dos pesares. A maior força do mundo que os deixará unidos para sempre!

    Que alegria 'conhecer' uma família dessa! Linda Zoe! Que seja muito bem vinda e viva repleta de bençãos e alegrias!

    Grande beijo em todos!

    ResponderExcluir
  21. Muito lindo seu relato, Jorge!
    Parabéns por toda a força e coragem (que a gente tira não se de onde nem como... acho que é Deus!) nesse momento lindo e triste também!
    que Deus abençoe sempre sua família e que a Zoe traga muitas alegrias pra vcs. E que mateo esteja bem e num plano maior!
    Abs!

    ResponderExcluir

Os escolhidos

Os escolhidos
Sim, porque eles nos escolheram.

Quem sou eu

Minha foto
Nasci em 1976 em São Paulo/Brasil - Brasil. Vivo em Lima/Peru. São-paulino, jornalista e pai de Zoe, minha amada filha com minha doce Katy, peruana de Lima. Sou um cara que escreve sobre experiências, crônicas e tudo que se relacionou com a gravidez múltipla dela e crescimento da filhota. Na semana 34 tivemos a ida de Mateo de volta ao paraíso. Zoe ficou para ilustrar nossa vida num 29/10/2013 e nasceu com 36 semanas. Uma prematurinha linda que cresce saudavelmente.