Nome-Nombre


Da série: MEMÓRIAS 


Pesquisei números quânticos de blogs, paginas especializadas e outras tontas, nomes portugueses, celtas, espanhóis etc. Fizemos brainstorms em duas ocasiões junto a amigos brasileiros e peruanos.
Há de ser claro, ponha um nome que evite atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, isto é, bullying. Num momento pensamos que o único nome concreto que tínhamos era Zoe (do grego “vida”). Mas e que faríamos que houver outra menina? E se houver dois meninos? Aí a porca torceu o rabo que mais parecia galhinhos de chuchu.
Fiz inúmeras listas… Nenhuma aprovada por Katy. Queríamos algo que fosse uma ponte sonora e linguiística entre o espanhol e o português. Zoe era grego, mas era aceito por ambos registros de cada idioma. O saboroso de tudo isso é desabar ideias e construir novas sobre os nomes, por exemplo, Zoe, em Portugal é visto como um nome masculino (e daí?). Cecília que eu  considero sublime e intenso, contém significados duplos, em latim significa “padroeira da música” e também “cega”. Olivia que eu venero, significa “azeitona”. Até que minha irmã-amiga-memória Thais comentou: ” E Elis (valeu, Thais)?”. Nesse momento meus neurônios tiveram uma overdose de dopamina. Eram perfeitos! Zoe e Elis. E os meninos-mirins da casa? Soou um Mateus em casa, que foi transformado docemente em Mateo. Se forem dois meninos? Lucas. Esse último também gerou controvérsias. Luca é latim, mas foi popularizado na Itália (e daí 2). Zoe (1), Elis (3), Mateo (2) e Lucas (4). As combinações seguem-se pelos números.

As crianças com suas touquinhas (chullos /shúios) peruanas na ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os escolhidos

Os escolhidos
Sim, porque eles nos escolheram.

Quem sou eu

Minha foto
Nasci em 1976 em São Paulo/Brasil - Brasil. Vivo em Lima/Peru. São-paulino, jornalista e pai de Zoe, minha amada filha com minha doce Katy, peruana de Lima. Sou um cara que escreve sobre experiências, crônicas e tudo que se relacionou com a gravidez múltipla dela e crescimento da filhota. Na semana 34 tivemos a ida de Mateo de volta ao paraíso. Zoe ficou para ilustrar nossa vida num 29/10/2013 e nasceu com 36 semanas. Uma prematurinha linda que cresce saudavelmente.